segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programa Segundo Turno Cultural (2009-2010)

VIDEOS






Projeto Laboratório de Linguagens Livre (Blogs e Fanzines)
CIEP Presidente João Goulart (2009)
Entrevista com Marcus de Lontra Costa


Projeto Ponte (HipHop)
E. M. Manoel Porto Filho (2010)
Ritmo e Poesia


Projeto Literatura de Cordel (Arte e Cultura Popular)
E. M. Vivaldo Ramos Vasconcellos (2010)
Sarau


Projeto Arte-Educação (Artes Visuais)
E. M. Cora Coralina (2009)
Rádio Novela (making of)


Projeto Cinecelular (Audiovisual, tecnologia e comunicação
E. M. Joaquim Edson de Camargo (2009-2010)
E. M. Joaquim Nabuco (2010)
Making of

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETOS E OFICINAS



Ponte (Hip Hop)

E. M. Manoel Porto Filho (2010)
E. M. Marechal Pedro Cavalcante (2010)

Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos em dança e música e suas interações com a sociedade, como expressão de narrativas individuais e/ou coletivas constituiu o objetivo do Projeto Ponte em oficinas norteadas pelas quatro manifestações artísticas principais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry/ ritmo e poesia), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do graffiti.
As oficinas focalizaram processos de formação de repertório, improvisação, composição (coreográfica e musical), e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções (individuais e/ou coletivas) e explorar possibilidades da linguagem da expressão corporal (break).
Ao mesmo tempo, possibilitaram leituras, conexões e experimentação em práticas artísticas de danças e músicas (balé clássico, jazz, sapateado, “danças folclóricas”, forró, samba, funk e o hip-hop) das culturas “tradicional”, popular e contemporânea.
Abrangendo elementos artísticos, históricos e modalidades do HIP HOP, buscando uma visão experimental de seus elementos básicos abordando aspectos como: expressão visual, ampliação dos sentidos, etc.





Painel Cultural (Graffiti)

E. M. Aldebarã (2010)
E. M. Capitão de Fragata Didier B. Viana (2010)
E. M. Marechal Alcides Etchegoyen (2010)
E. M. Repúblia Árabe da Síria (2010)


Experiências que exploraram elementos da linguagem do graffiti (envolvendo aspectos de requalificação urbana, diálogos com a história da arte, conhecimento técnico e intervenção estética em espaços coletivos) as oficinas do Projeto Painel Cultural se orientaram para um contato investigativo com as linguagens gráficas em suas relações e configurações, identificadas em painéis públicos e englobando técnicas e recursos materiais variados.
Englobaram práticas de pesquisa, identificação, mapeamento e aplicação de fundamentos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor, volume, textura, etc) a partir da identificação de sua presença em painéis públicos no bairro, não apenas limitados a técnica do grafite, mas também incluindo técnicas diversas de letreiramento, colagem, etc.
Ao mesmo tempo, promoveram uma abordagem lúdica e Introdutória a história do grafite, tecendo diálogos com momentos e manifestações da história da Arte tais como pinturas rupestres, afrescos e muralismo, empregando ferramentas como sites, blogs, vídeos, desenhos dentre outras mídias.










Laboratório de Linguagens Livre (Blogs e Fanzines)

E. M. Henrique Fróes (2009-2010)
CIEP Presidente João Goulart (2009)
CIEP Maestro Heitor Vila Lobos (2009-2010)
CIEP Lindolfo Collor (2009-2010)

A produção de um circuito criativo de blogs e fanzines, com orientação artística, inclusiva, de difusão cultural e digital norteou o desenvolvimento das oficinas do projeto Laboratório de Linguagens Livre.
Aplicar os fundamentos básicos da linguagem visual por meio de formulações subjetivas e coletivas, práticas de observação do entorno, fruição e apropriação dos elementos estéticos desse entorno e produção de uma interpretação artística visual desses elementos sob a forma de histórias em quadrinhos, narrativas em blogs consistiram nos objetivos da proposta.
As atividades se voltaram para a introdução e a discussão das noções de argumento, narrativa (oral/ visual/ escrita), construção e apresentação, concepção conceitual e visual de personagens e elementos gráficos em histórias em quadrinhos e páginas da Internet.
Abrangeram aspectos e elementos cênicos, artísticos, gráficos, etc, em exercícios que envolveram, práticas de escrita e criação individual e coletiva, teatralidade, etc, visando uma experimentação ampliada de elementos básicos da comunicação e da expressão verbal/ visual a partir de uma perspectiva baseada na memória e no cotidiano, mesclando elementos das denominadas cultura de massa, cultura popular e artes plásticas, imagens extraídas dos meios de comunicação, dos álbuns familiares, dos cartazes da escola, dentre outras possibilidades.







Literatura de Cordel

E. M. Estados Unidos (2010)
E. M. Vivaldo Vasconcellos (2010)



O Cordel pegou a corda
E fez o mundo girar...
O Cordel correu o mundo
E foi no Brasil parar!

Gira Cordel, gira Cordel,
Gira e vem me abraçar!

(Alunos da E. M. Vivaldo Ramos de Vasconcelos)









Nosso Cordel é Folclore,
Precisa ser preservado;
Nosso Cordel é Cultura,
Deve ser priorizado;
Nosso Cordel é Linguagem,
Almeja ser ensinado!

(Don Severo. Cordelista, poeta popular e oficineiro
do Projeto Literatura de Cordel pelo Laboratório Cultural)
Cinecelular

E. M. Joaquim Edson de Camargo (2009-2010)
E. M. Joaquim Nabuco (2010)


Voltadas para o trabalho com a memória social, ambiental, histórica e cultural, as oficinas do projeto CineCelular promoveram vivências e processos de pesquisa e experimentação, a nível técnico e artístico, da linguagem audiovisual.
Abrangeram processos de apreciação, criação, produção e divulgação cinematográfica, valendo-se das possibilidades identificadas nas ferramentas cotidianas dos celulares com câmera digital.
As ações do projeto incluíram a introdução e a discussão de meios de comunicação, em especial a internet e os processos desencadeados pelos novos modelos de relacionamento interpessoal proposto pela tecnologia.
Os exercícios propostos se basearam na prática cognitiva, na produção textual, na teatralização de conceitos e acontecimentos e na utilização de ferramentas de interação social. Ao mesmo tempo, pautaram-se sobre as ações cinematográficas, acompanhando conceitos da imagem, listando movimentos, fatos e lugares importantes para a sétima arte.












Arte-Educação

E. M. Ariena Viana (2009)
E. M. Austragésilo de Athaíde (2010)
E. M. Cora Coralina (2009-2010)
E. M. Costa do Marfim (2009-2010)
CIEP Maestrina Chuiquinha Gonzaga (2009-2010)

As oficinas desenvolvidas pelo Projeto Arte-Educação abordaram aspectos como sensibilização sensorial primária, intervenção sobre o ambiente, questões de ocupação e intervenção no espaço, relações com a memória e a subjetividade e processos mentais lógico-racionais e do inconsciente na produção criativa, englobando o automatismo, o acaso e a espontaneidade.
Combinaram linguagens artísticas variadas como pintura, desenho, escultura, instalação, tecendo referências com produções de artistas plásticos como Lygia Clark (Arte Sensorial/ Objetos Relacionais), Lygia Pape (instalações e objetos) e Hélio Oiticica (Parangolés) e movimentos como Concretismo, Construtivismo, Minimalismo, Suprematismo e Surrealismo.
Voltadas para experimentações lúdicas de possibilidades materiais, sensoriais e técnicas, envolveram elementos do cotidiano escolar e extra-escolar, abrangendo possibilidades criativas da materialidade cotidiana através do emprego de objetos, materiais e relações banais, promovendo práticas ampliadas de criação, apropriação e ressignificação.










Mais imagens dos trabalhos do Laboratório Cultural em:

http://www.flickr.com/photos/laboratoriocultura