Programa Segundo Turno Cultural (2009-2010)
VIDEOS
Projeto Laboratório de Linguagens Livre (Blogs e Fanzines)
CIEP Presidente João Goulart (2009)
Entrevista com Marcus de Lontra Costa
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
PROJETOS E OFICINAS
Ponte (Hip Hop)
E. M. Manoel Porto Filho (2010)
E. M. Marechal Pedro Cavalcante (2010)
Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos em dança e música e suas interações com a sociedade, como expressão de narrativas individuais e/ou coletivas constituiu o objetivo do Projeto Ponte em oficinas norteadas pelas quatro manifestações artísticas principais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry/ ritmo e poesia), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do graffiti.
As oficinas focalizaram processos de formação de repertório, improvisação, composição (coreográfica e musical), e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções (individuais e/ou coletivas) e explorar possibilidades da linguagem da expressão corporal (break).
Ao mesmo tempo, possibilitaram leituras, conexões e experimentação em práticas artísticas de danças e músicas (balé clássico, jazz, sapateado, “danças folclóricas”, forró, samba, funk e o hip-hop) das culturas “tradicional”, popular e contemporânea.
Abrangendo elementos artísticos, históricos e modalidades do HIP HOP, buscando uma visão experimental de seus elementos básicos abordando aspectos como: expressão visual, ampliação dos sentidos, etc.
Ponte (Hip Hop)
E. M. Manoel Porto Filho (2010)
E. M. Marechal Pedro Cavalcante (2010)
Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos em dança e música e suas interações com a sociedade, como expressão de narrativas individuais e/ou coletivas constituiu o objetivo do Projeto Ponte em oficinas norteadas pelas quatro manifestações artísticas principais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry/ ritmo e poesia), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do graffiti.
As oficinas focalizaram processos de formação de repertório, improvisação, composição (coreográfica e musical), e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções (individuais e/ou coletivas) e explorar possibilidades da linguagem da expressão corporal (break).
Ao mesmo tempo, possibilitaram leituras, conexões e experimentação em práticas artísticas de danças e músicas (balé clássico, jazz, sapateado, “danças folclóricas”, forró, samba, funk e o hip-hop) das culturas “tradicional”, popular e contemporânea.
Abrangendo elementos artísticos, históricos e modalidades do HIP HOP, buscando uma visão experimental de seus elementos básicos abordando aspectos como: expressão visual, ampliação dos sentidos, etc.
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Painel Cultural (Graffiti)
E. M. Aldebarã (2010)
E. M. Capitão de Fragata Didier B. Viana (2010)
E. M. Marechal Alcides Etchegoyen (2010)
E. M. Repúblia Árabe da Síria (2010)
Experiências que exploraram elementos da linguagem do graffiti (envolvendo aspectos de requalificação urbana, diálogos com a história da arte, conhecimento técnico e intervenção estética em espaços coletivos) as oficinas do Projeto Painel Cultural se orientaram para um contato investigativo com as linguagens gráficas em suas relações e configurações, identificadas em painéis públicos e englobando técnicas e recursos materiais variados.
Englobaram práticas de pesquisa, identificação, mapeamento e aplicação de fundamentos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor, volume, textura, etc) a partir da identificação de sua presença em painéis públicos no bairro, não apenas limitados a técnica do grafite, mas também incluindo técnicas diversas de letreiramento, colagem, etc.
Ao mesmo tempo, promoveram uma abordagem lúdica e Introdutória a história do grafite, tecendo diálogos com momentos e manifestações da história da Arte tais como pinturas rupestres, afrescos e muralismo, empregando ferramentas como sites, blogs, vídeos, desenhos dentre outras mídias.
E. M. Aldebarã (2010)
E. M. Capitão de Fragata Didier B. Viana (2010)
E. M. Marechal Alcides Etchegoyen (2010)
E. M. Repúblia Árabe da Síria (2010)
Experiências que exploraram elementos da linguagem do graffiti (envolvendo aspectos de requalificação urbana, diálogos com a história da arte, conhecimento técnico e intervenção estética em espaços coletivos) as oficinas do Projeto Painel Cultural se orientaram para um contato investigativo com as linguagens gráficas em suas relações e configurações, identificadas em painéis públicos e englobando técnicas e recursos materiais variados.
Englobaram práticas de pesquisa, identificação, mapeamento e aplicação de fundamentos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor, volume, textura, etc) a partir da identificação de sua presença em painéis públicos no bairro, não apenas limitados a técnica do grafite, mas também incluindo técnicas diversas de letreiramento, colagem, etc.
Ao mesmo tempo, promoveram uma abordagem lúdica e Introdutória a história do grafite, tecendo diálogos com momentos e manifestações da história da Arte tais como pinturas rupestres, afrescos e muralismo, empregando ferramentas como sites, blogs, vídeos, desenhos dentre outras mídias.


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